quarta-feira, 18 de julho de 2012

Realidade Instantânea

‘’Então fui convidada para dar uma aula sobre blogs pessoais e corporativos. Contei com a orientação do grande mestre Júlio Barbosa, li um livro da incrível Carol Terra, contei com a ajuda de algumas indicações até entrevistar um gênio das redes sociais, Rei Quinto. A dinâmica da sala de aula foi um sucesso! Adorei ter participado de mais essa experiência em formato de jogral, mais do que participativo. Foi quase uma postagem interativa em tempo real. Sensacional, pelo menos na minha humilde visão acadêmica.

Um dos motivos de ter sido convidada, era pelo fato de eu ter esse blog, o Enviar e Receber. A incoerência apareceu quando depois da aula, entrei em um ócio criativo. Exagerada, eu? Um pouquinho, como de costume, mas fato é que não conseguia mais escrever. Nada de útil me vinha a cabeça. Justo eu, que acabara de falar que os blogs deveriam ser sempre atualizados... pufff...

Como diz um amigo, ‘’as vezes acontece com quem gosta de escrever‘’. Passei a achar que os textos que produzia não me brilhavam mais os olhos como antes.
Bom, nada melhor que tentar escrever para ver no que dá. Deixei de lado os textos engavetados, papel e caneta zerados na mão e mãos a obra!’’

Desde Janeiro desse ano baixei o aplicativo Intagram. Desde lá comecei a gostar cada vez mais desse brinquedinho e os motivos são muitos. Consigo acompanhar meus amigos em suas viagens pelo Brasil e pelo mundo. Consigo, mesmo a distância, conhecer um pouquinho das comidas que existem por aí. Dos cantinhos, das ruas, dos vilarejos, dos grafites, do momentos dos meus priminhos de pijama assistindo TV - enquanto eu trabalho, dos sorrisos espontâneos que tanto me encantam....Viajo através das fotos pelos bons momentos que fizeram as pessoas que eu gosto, feliz. O que de fato me agrada.

Mas não é só isso. Há anos venho aumentando o meu gosto por maquiagens e acessórios. Descobri que por meio desse mesmo aplicativo, consigo seguir minhas blogueiras favoritas e acompanho o dia a dia delas, desde o look do dia, a unha da semana, truques de makes, novas tendências e até conhecer dicas de lugares e restaurantes. O que parece fútil, mas para quem gosta do tema, é um prato cheio para aprender e passar o tempo.

Esse aplicativo permite que eu possa compartilhar e vivenciar o dia a dia dessas pessoas. Muitas vezes me trazendo informações de coisas e lugares completamente novos que mesmo com o advento da maravilha Google, eu nem sabia como poderia fazer para pesquisá-los e encontrá-los na internet. Isso faz dos limites entre a intimidade e a realidade cada vez mais tênues, o que permite esse contato com o público mais interligado.

Em paralelo ao Facebook, outro fenômeno de audiência no Brasil, as postagens se tornam cada vez mais banalizadas. Girando em torno dos comentários de alguns amigos já estereotipados nas redes sociais. Tem o fanático por futebol, o depressivo, o defensor dos cachorros, o que posta fotos de comida, o que fala mal dos outros, o que posta piadinhas o dia todo e por aí vai.

Apesar de o face ser uma máquina de novas oportunidades sem fim como games, concursos culturais, propagandas, aplicativos, etc. e o Brasil flutuar entre o segundo e o terceiro país com maior número de usuários, julgo que a qualidade dos comentários vindos dos perfis ‘pessoa física’, declinaram bastante nos últimos meses. Salvo raras exceções que ainda usam a rede social de forma inteligente e sabem tirar o melhor proveito dela. Ouço cada vez mais pessoas dizendo que tirou umas férias do face... será que eles voltam?

Acho que talvez minha carteirinha assumida de InstaLover, como são chamadas as pessoas que são viciadas no Instagram, seja justamente pelo fato que lá pouco se fala, por ser um aplicativo de foto, mas se faz suas próprias interpretações das realidades instantâneas que são postadas.
Arrisco-me a dizer que talvez minhas interpretações ou seja, meu filtro para essas leituras, sejam poéticos demais. E por isso acabo achando, que para mim e agora, esse aplicativo serve.

Porém, ao mesmo tempo que torna as experiências mais próximas dos meus olhos, também me distancia de uma certa realidade. Pois algumas coisas se colocam intangíveis, como a rapidez com que os famosos postam e marcam os lugares onde estão pelo mundo, as vezes me leva a questionar se essa vida é real. Fato que gostaria de ser uma viajante (apesar de gostar da estabilidade e das minhas raízes bem amarradas), mas conhecer e desfrutar desse mundão por aí, eu piro! Mas viver essas aventuras as custas do marido político ou do pai rico...pouco me agradam. Outros exemplos como as pessoas são sempre extremamente felizes, ou super arrumadas, ou sempre na baladas. Sei lá, tudo que é em excesso me traz dúvidas...

Bom, por hora vou continuar nas redes sociais até que a mosquinha que mora perto do meu ouvido, não deixe de soprar que é hora de parar de atualizar a página para acompanhar a vida real que simplesmente passa na frente dos meus olhos.

3 comentários:

  1. Se esse foi o texto que você ''tentou'' escrever? Nossa, tá ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Carol, fico feliz que tenha gostado! É muito importante ouvir isso!
    Um bjão e espero sempre a sua visita! =)

    ResponderExcluir