terça-feira, 10 de maio de 2011

Máscaras de interesse

Encerrei a primeira semana de mudanças no novo emprego, conhecendo muita gente, novas ruas, restaurantes e experiências sem fim.
Escolho a palavra satisfação, para expressar o que estou sentido. Gostei das conseqüências que minhas atitudes desencadearam.
Escolho o tema interesse, para conseguir verbalizar um pouco meus pensamentos.

Você já parou para pensar que tudo é movido por interesse? E isso abrange desde as relações profissionais até mesmo um simples gesto de caridade. Essa discussão rapidamente gera contra argumentos do tipo, ‘’eu não namoro o fulano pelo dinheiro dele, mas sim porque sinto amor por ele’’  ou, ‘’eu não doei agasalhos porque queria algo em troca, eu realmente fiquei tocado com aquela causa’’. Salvo as ocasiões puramente genuínas, chego a conclusão que todas ou a maior parte das relações acontecem mediante INTERESSE.

Interesse em ter alguém ao seu lado, para personificar o desejo de chamar de seu.
Interesse em puxar o saco do chefe para ver se consegue aquela bendita promoção.
Interesse em andar com as amigas menos privilegiadas, para você se destacar entre elas.
Interesse em ter um dog da moda para acharem que você é cool.
Interesse em usar roupas de grife para ser aceito em um determinado grupo.
Interesse em retribuir com um sorriso amarelo para não perder a piada.
E até engolir sapos enormes e se obrigar a fazer coisas que não queria, por conta do tal interesse que está por trás de tudo.

Enfim, inúmeras são as circunstâncias que essa palavra pode estar inserida no nosso dia a dia. Aqui vale a reflexão, você está usufruindo dela da maneira certa?
Nem todas as formas de interesse são prejudiciais para sua imagem. Mas vale pensar como seria a vida desvencilhada de todas essas máscaras. E se você fosse apenas você, sem ter que vestir máscaras para ser aceito por uma sociedade que eu, particularmente, julgo todos os dias?

A autora do filme Divã, Martha Medeiros, escreveu um artigo bacana que fala do interesse nas relações em que a idade entre os parceiros é uma forma de interesse, um diferencial:

Fica a dica.

4 comentários:

  1. Quando comecei a namorar minha esposa, (há exatos 34 anos)soltei uma frase assim: "Todo mundo faz tudo por conveniência" Fui muito criticado por ela que dizia que jamais concordadia comigo.
    Pois é que coisa né !!! Hoje voce escreve quase a mesma coisa que eu disse.
    Naquela época eu era mais radical, queria parecer frio, queria transgredir, parecer maduro, coisa que obviamente não era e acho que nem sou ainda.
    Ainda penso assim só que acho que existem excessões, como as coisas que são feitas por amor, amor desinteressado por exemplo.
    ANIBAL FESTIVAL DU CÃO

    ResponderExcluir
  2. Anibal, achei seu comentário incrível e até me arrepiei! Vai ver que temos alguns (ou vários) traços de personalidade parecidos.
    Fazia um tempo que queria escrever esse texto, escolhi bem as palavras para usar.
    Obrigada pela visitinha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Penso da mesma forma, e acho que não existe maldade nenhuma em fazer o bem interessado em receber o bem, e o quanto é fantástico duas pessoas trocarem interesses de afeto, proteção, carinho e amor entre elas.
    Doar agasalhos pode confortar a noite de uma pessoa e seu coração ao mesmo tempo que se achou "do bem" por tal prática, que o faça então!
    Me sinto bem de saber que meus amigos gostam de me encontrar por interesse, se estão interessados no meu carinho na minha atenção e humor, e principlamente se estão dispostos a retribuir, porque também vou encontrá-los interessado nas mesmas coisas.
    O que acho melhor de tudo é poder assumir, analisar os diferentes casos, se corrigir se algo sair da sua conduta e continuarmos nos interessando uns nos outros cada vez mais e "com" "viver".

    Cidão.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com você meu amigo!
    Você conseguiu expressar o que chamo de interesse do bem/bem intencionado.
    O que acho que falta e o que está acontecendo são as pessoas se confundirem e ultrapassarem os limites do que é saudável e do que não é. Vejo muita falsidade que me chateias, e infelizmente algumas ainda me abalam.
    Confesso ser uma das pessoas, que te procura por interesse, para saber como vai a sua vida e poder ficar ao lado de uma pessoa tão maravilhosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir